quarta-feira, 31 de março de 2010

One in 8 million - New York Times

.
O New York Times tem uma secção que se chama "One in 8 million". Neste espaço a fotos a preto e branco e clips de voz contam as histórias de cidadãos desta cidade Norte Americana.

One in 8 million
(Clique por favor)


O site tem uma navegação horizontal, carregado de excelentes fotográficas e de um trabalho de compilação de informação contada na primeira pessoa, muito bom.
A funcionalidade do site é dinâmica e simples, contendo um toque bastante humano.
A ideia é simples e já foi copiada pelo Jornal Público.
Parece-me fascinante como é que animação dá um aspecto moderno a duas formas de comunicação mais clássicas, voz e fotografia a preto e branco.

domingo, 28 de março de 2010

Deftones

Com o lançamento do novo álbum Diamond Eyes, a banda californiana liderada por Chino Moreno apresenta também um novo website com um design que me interessou bastante. (http://www.deftones.com/ e http://www.gunsrazorsknives.com/)
Além da imagem muito forte que preenche todo o background, a tipografia escolhida não podia ser melhor.
O site foi concebido pela empresa COLLAPSE DESIGN (http://www.collapsedesign.com), com a utilização de Photoshop, Illustrator, HTML e CSS.
Fica então um exemplo de algo que está completamente ao nosso alcance! ;)








terça-feira, 23 de março de 2010

Catálogo School Visual Arts

Este foi o catálogo que recebi depois de enviar um e-mail para esta escola a solicitar alguma informação sobre a instituição, as licenciaturas e os mestrados disponíveis.
O catálogo foi concebido pelos alunos e julgo que fizeram um trabalho de grande qualidade e criatividade, quer ao nível do design como da tipografia e paginação.
Depois de ler o catálogo é difícil não ficar com vontade de ingressar nesta escola.
Seria a ESCS e os seus alunos capazes de algo semelhante? Seria um desafio interessante!

Brochura Loja CDs

A Amoeba (http://www.amoeba.com/) é uma loja de CDs novos e usados que disponibiliza nas suas lojas estas pequenas publicações onde reúnem uma série de preferências musicais do seu staff.
Apesar do design não ser muito elaborado, gostei da ideia e da linha gráfica conseguida para estas publicações.






sábado, 20 de março de 2010

Mr. Esgar



Foi através do blog do escritor valter hugo mãe (casadeosso.blogspot.com) que fiquei a conhecer o trabalho do sr. Esgar.
A acrescentar aos posts do escritor podemos também encontrar no blog várias ilustrações deste artista, assim como uma série de outros trabalhos para projectos paralelos.
Além de achar interessante o estilo seguido pelo artista, penso que este é um bom exemplo de como o trabalho de ilustração/animação pode ser complementar a uma série de outras actividades artísticas.

Aqui fica um vídeo em Flash da autoria do Mr. Esgar, para a banda Governo (http://www.myspace.com/ogoverno).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Publicidade inovadora para musica

.

Em 2004, o grupo The Polyphonic Spree Orchestra, encomendou um site Flash com 3 quadros temáticos alusivos ao lançamento do seu novo album "Together We're Heavy".
O site é um jogo dividido em 3 partes que leva o utilizador numa viagem animada ao som da música da banda.
O resultado está visível no link seguinte.

The Polyphonic Spree Orchestra



Ano: 2004
Formato: Flash
Objectivo: Jogo promocional para o lançamento de um album
Interesse para a cadeira: Mostrar como a publicidade interactiva pode ser uma forma de levar um conteúdo específico (música) a um público mais diverso, de uma forma inovadora.

Causa e Efeito II

No filme a Cidade das Crianças Desaparecidas, encontrei novamente um exercício de causa e efeito. Desta vez menos óbvio, talvez pela falta de contexto do clip, no qual o herói do filme está sob um transe que o faz tentar matar a sua melhor amiga. O resto segue-se no clip seguinte (clique por favor).

A Cidade das Crianças Desaparecidas





A lógica que me desperta esta sequência é a de que nem tudo tem que ser óbvio, por vezes há ligações sublimes que desencantam reacções inesperadas, mas que conduzem a um fim desejado.
Com este exemplo pretendo ilustrar, que nem tudo tem de ser preto e branco ou de estrutura linear. Tal como diz um ditado, nem sempre é o destino o mais importante mas a viagem que se faz para lá chegar.

Causa e Efeito I

.

Jogos de Causa e Efeito são óptimos para captar a atenção. Desde os mais básicos, como são a peças de dominó dispostas no chão para executarem um movimento simples, até a algo tão elaborado como o anúncio da Honda Accord, no qual um carro foi desmontado, e disposto de mais de 600 maneiras para conseguir um resultado tão delicado.


Honda Accord
(clique por favor)




Para um propósito online, no qual se procure um certo dinamismo que capte atenção, parece-me que esta solução de causa e efeito pode funcionar bem - desde que não seja para um site no qual o utilizador tenha urgência na sua informação, e para quem o entretenimento visual seja um bonús apetecido na aquisição do conteúdo que ande à procura.

Genéricos I

.
De uma forma geral, há genéricos de certos filmes que me causam sempre algum fascínio, independentemente da qualidade do filme.
Por exemplo, o início do filme "Panic Room", tem todo um arranjo com a sua tipografia, que jogam muito bem, como os vários ângulos. Este estilo viria a ser copiado por uma série americana de ficção chamada Fringe. No entanto, aqui fica o exemplo do genérico do filme Panic Room (clique na foto).

Panic Room



A distribuição espacial das letras, como que a fundirem-se com o fundo, parece dar uma sensação de pertença aos títulos. Esta solução parece-me ser válida para outros tipos de suporte, tais como websites, com uma dinâmica similar.