quinta-feira, 17 de junho de 2010

Working Hard




O nosso apple de serviço...

Layout Final Home Page


Baseados na linha gráfica da newsletter da COMUNICA e no seu manual de normas gráficas, desenvolvemos a seguinte proposta de layout para a home page do site.

Numa primeira fase optámos por colocar uma circunferência de cor cinzenta como background comum a todas as páginas com o intuito de aludir à objectiva de uma câmara de fotografar/filmar, que de alguma forma nos remete para um conceito de comunicação visual que está inerente ao conjunto das licenciaturas oferecidos pela escola.

No entanto optámos por retirar esse background por termos concluído que seria um objecto causador de ruído visual.

O site é assim constituído por 7 áreas diferentes, todas elas identificadas pelos separadores que surgem junto ao header da página.


Arquitectura do Site Comunica


A nossa proposta para a arquitectura do web site da COMUNICA a 19 de Abril 2010.



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tim Burton.com

Quero partilhar com vocês o fantástico site do fantástico Tim Burton!
A navegação pelo site é feita com um boneco que controlamos :D

http://www.timburton.com/

A Short Visual History of Videogames

na pesquisa para o relatório de seminário para o tema dos videojogos, encontrei um video muito engraçado que explica a história das consolas de jogos. está muito original!

A Short Visual History of Videogames from Kyle Downes on Vimeo.

menu principal do site TheSims3

olá! estou de volta :D

quero partilhar com vocês este menu em flash que encontrei. provavelmente daqui a uns tempos o site mudará de layout, mas enquanto está disponível, vejam. está muito engraçado.

http://www.thesims3.com/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pixels

No seguimento do Seminário AM II de hoje com o prof. Ricardo Flores, aqui fica um vídeo do que poderia acontecer se os vídeo jogos dominassem o mundo! :)

Realizado por Patrick Jean


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos

O designer português Miguel Neiva é quem está por trás da criação do primeiro Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos (http://coloradd.net/). Com o objectivo de "melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer acto onde a cor seja factor determinante." , foi então criado este sistema de correspondência entre formas e cores.
Aqui ficam alguns exemplos das aplicações possíveis deste sistema.





quarta-feira, 31 de março de 2010

One in 8 million - New York Times

.
O New York Times tem uma secção que se chama "One in 8 million". Neste espaço a fotos a preto e branco e clips de voz contam as histórias de cidadãos desta cidade Norte Americana.

One in 8 million
(Clique por favor)


O site tem uma navegação horizontal, carregado de excelentes fotográficas e de um trabalho de compilação de informação contada na primeira pessoa, muito bom.
A funcionalidade do site é dinâmica e simples, contendo um toque bastante humano.
A ideia é simples e já foi copiada pelo Jornal Público.
Parece-me fascinante como é que animação dá um aspecto moderno a duas formas de comunicação mais clássicas, voz e fotografia a preto e branco.

domingo, 28 de março de 2010

Deftones

Com o lançamento do novo álbum Diamond Eyes, a banda californiana liderada por Chino Moreno apresenta também um novo website com um design que me interessou bastante. (http://www.deftones.com/ e http://www.gunsrazorsknives.com/)
Além da imagem muito forte que preenche todo o background, a tipografia escolhida não podia ser melhor.
O site foi concebido pela empresa COLLAPSE DESIGN (http://www.collapsedesign.com), com a utilização de Photoshop, Illustrator, HTML e CSS.
Fica então um exemplo de algo que está completamente ao nosso alcance! ;)








terça-feira, 23 de março de 2010

Catálogo School Visual Arts

Este foi o catálogo que recebi depois de enviar um e-mail para esta escola a solicitar alguma informação sobre a instituição, as licenciaturas e os mestrados disponíveis.
O catálogo foi concebido pelos alunos e julgo que fizeram um trabalho de grande qualidade e criatividade, quer ao nível do design como da tipografia e paginação.
Depois de ler o catálogo é difícil não ficar com vontade de ingressar nesta escola.
Seria a ESCS e os seus alunos capazes de algo semelhante? Seria um desafio interessante!

Brochura Loja CDs

A Amoeba (http://www.amoeba.com/) é uma loja de CDs novos e usados que disponibiliza nas suas lojas estas pequenas publicações onde reúnem uma série de preferências musicais do seu staff.
Apesar do design não ser muito elaborado, gostei da ideia e da linha gráfica conseguida para estas publicações.






sábado, 20 de março de 2010

Mr. Esgar



Foi através do blog do escritor valter hugo mãe (casadeosso.blogspot.com) que fiquei a conhecer o trabalho do sr. Esgar.
A acrescentar aos posts do escritor podemos também encontrar no blog várias ilustrações deste artista, assim como uma série de outros trabalhos para projectos paralelos.
Além de achar interessante o estilo seguido pelo artista, penso que este é um bom exemplo de como o trabalho de ilustração/animação pode ser complementar a uma série de outras actividades artísticas.

Aqui fica um vídeo em Flash da autoria do Mr. Esgar, para a banda Governo (http://www.myspace.com/ogoverno).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Publicidade inovadora para musica

.

Em 2004, o grupo The Polyphonic Spree Orchestra, encomendou um site Flash com 3 quadros temáticos alusivos ao lançamento do seu novo album "Together We're Heavy".
O site é um jogo dividido em 3 partes que leva o utilizador numa viagem animada ao som da música da banda.
O resultado está visível no link seguinte.

The Polyphonic Spree Orchestra



Ano: 2004
Formato: Flash
Objectivo: Jogo promocional para o lançamento de um album
Interesse para a cadeira: Mostrar como a publicidade interactiva pode ser uma forma de levar um conteúdo específico (música) a um público mais diverso, de uma forma inovadora.

Causa e Efeito II

No filme a Cidade das Crianças Desaparecidas, encontrei novamente um exercício de causa e efeito. Desta vez menos óbvio, talvez pela falta de contexto do clip, no qual o herói do filme está sob um transe que o faz tentar matar a sua melhor amiga. O resto segue-se no clip seguinte (clique por favor).

A Cidade das Crianças Desaparecidas





A lógica que me desperta esta sequência é a de que nem tudo tem que ser óbvio, por vezes há ligações sublimes que desencantam reacções inesperadas, mas que conduzem a um fim desejado.
Com este exemplo pretendo ilustrar, que nem tudo tem de ser preto e branco ou de estrutura linear. Tal como diz um ditado, nem sempre é o destino o mais importante mas a viagem que se faz para lá chegar.

Causa e Efeito I

.

Jogos de Causa e Efeito são óptimos para captar a atenção. Desde os mais básicos, como são a peças de dominó dispostas no chão para executarem um movimento simples, até a algo tão elaborado como o anúncio da Honda Accord, no qual um carro foi desmontado, e disposto de mais de 600 maneiras para conseguir um resultado tão delicado.


Honda Accord
(clique por favor)




Para um propósito online, no qual se procure um certo dinamismo que capte atenção, parece-me que esta solução de causa e efeito pode funcionar bem - desde que não seja para um site no qual o utilizador tenha urgência na sua informação, e para quem o entretenimento visual seja um bonús apetecido na aquisição do conteúdo que ande à procura.

Genéricos I

.
De uma forma geral, há genéricos de certos filmes que me causam sempre algum fascínio, independentemente da qualidade do filme.
Por exemplo, o início do filme "Panic Room", tem todo um arranjo com a sua tipografia, que jogam muito bem, como os vários ângulos. Este estilo viria a ser copiado por uma série americana de ficção chamada Fringe. No entanto, aqui fica o exemplo do genérico do filme Panic Room (clique na foto).

Panic Room



A distribuição espacial das letras, como que a fundirem-se com o fundo, parece dar uma sensação de pertença aos títulos. Esta solução parece-me ser válida para outros tipos de suporte, tais como websites, com uma dinâmica similar.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Inspiração com Rosas

.
A 13 de Dezembro de 1979, Bette Middler foi a capa da revista Rolling Stone. A ideia de cobrir a actriz/cantora com rosas terá inspirado designers e cineastas.
Em 2000, o filme "A beleza Americana" aplicou um dinamismo ao conceito de pétalas de rosa a cobrirem o corpo da personagem que inspira paixão no protagonista da história.
(clicando na segunda imagem, tem um link para um excerto do filme, no qual se visualiza a cena).
Em termos de movimento e sequência, parece-me que este conceito com as pétalas pode ser inspirador e aplicado a muitos outros suportes de multimédia.

A última foto é tirada da revista Época que vai igualmente beber da inspiração das duas imagens anteriores, apesar de lhe dar um ângulo distinto.

É interessante ver a importância das rosas, na inspiração de diferentes autores. Pelo fascínio que me causam, senti que estas 3 imagens faziam todo o sentido em estar aqui.



Ano: 1979
Formato: Fotografia



(clique na imagem para ver um excerto do filme no Youtube)

Ano: 2000
Formato: Filme







Ano: 2009
Formato: Fotografia








segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

4060 - Estúdio de Desenho e Comunicação Visual

Este site é feito em Flash e pertence à empresa 4060 - Estúdio de Desenho e Comunicação Visual.
O site tem como objectivo basicamente mostrar o portofólio da empresa, embora o faça de forma bastante apelativa para navegar. O site permite interacção com o movimento do rato, embora as animações não variem muito.
Como no post anterior, também este site permite visualização em fullscreen que dá uma sensação de total controlo da navegaçao do site.
Tem apenas um senão que é um pouco lento a carregar cada imagem/animação, no entanto a imagem geral do site compensa essa espera.
Achei relevante referir este site visto que já ganhou vários prémios.
Penso que a empresa consegue reflectir bem a sua versatilidade no site.

ideascreative.org

http://ideascreative.org/


Encontrei este site e decidi postá-lo porque o acho bastante interessante.

Este site pertence a Fadi Ajjan, um designer gráfico. O site tem como objectivo mostrar o seu portfólio.

É feito em Flash e bastante interactivo. Permite-nos visualizar o site em fullscreen para melhor navegação. O bloco/conjunto de imagens que se apresentam no ecrã mudam constantemente de posição consoante o movimento do rato. Isto permite-nos ter uma grande interacção com o site, no entanto pode ser difícil conseguir "apanhar" a imagem desejada. As imagens não são de muita qualidade pelo que aparecem desfocadas. O site coloca-nos à disposição também um som ambiente que podemos meter em off se quisermos.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Favourite Website Awards






Codificação do Site: Flash
Proprietário do Site: Favourite Website Awards
Criação: 2000
Ano de Design: 2006

Objectivo do site: Criada em Junho de 2000, esta "instituição" avalia milhares de sites, e todos os dias elege um, como sendo o site do dia. No fim de cada mês é eleito o melhor site desse mês. Os Critérios de avaliação são:

- Design 40%
- Navegação 25%
- Grafismo 15%
- Conteúdo 15%
- Personalidade 5%

O Júri é composto por profissionais da Industria do Design um pouco por todo o mundo.
O site pretende mostrar o melhor que se faz a nível de design web.


Análise: Este site parece-me essencial, uma vez que apresenta um conjunto amplo de sites referenciados por designers de referência. Em termos académicos, olhando para alguns destes sites permite-nos ter uma noção das tendências que esta nova arte tem revelado, bem como o seu percurso ao longo da última década.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Get the Glass - Site Institucional em Flash





Codificação do Site: Flash
Proprietário do Site: California Milk Processor Board
Ano: 2007

Objectivo do site: sensibilizar um público jovem da importância do consumo de leite diário, através de uma adaptação do clássico jogo da glória, ao longo do qual vão sendo dadas informações relativas à importância do leite.

Análise:
Parece-me relevante incluir este site no diário gráfico, por se tratar de uma forma criativa de cativar a atenção de um público específico (jovem), alertando-o de uma forma lúdica, para a importância do leite.
Apesar de ser um site com quase 3 anos, as animações são muito bem conseguidas, embora impliquem alguma espera para o carregamento. O tratamento visual do site compensa pela espera de cada quadro.

Como mensagem institucional resulta bem.